quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mar

Na melancolia de teus olhos
Eu sinto a noite se inclinar
E ouço as cantigas antigas
Do mar.

Nos frios espaços de teus braços
Eu me perco em carícias de água
E durmo escutando em vão
O Silêncio.

E anseio em teu misterioso seio
Na atonia das ondas redondas
Náufrago entregue ao fluxo forte
Da morte.

5 comentários:

  1. Este poema de Vinícius de Moraes, nos retrata as sensações que ele tem quando está na presença dela. Na primeira estrofe,ele diz que o olhar dela, são como cantigas antigas do mar,já na segunda,ele fala que quando está em seus braços, se perde como se estivesse em ondas no mar.Na terceira estrofe,ele se entrega completamente à ela, se comparando a uma embarcação em náugrago no mar.

    ResponderExcluir
  2. Bela leitura, Felipe!
    Esse poema lembra uma das canções de Cecília Meireles, não acha?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vinícius de Moraes quer mostrar os sentimentos quando estamos amando, ou quando estamos na presença de uma pessoa especial para nós, ele quer transmitir os efeitos do amor levando a comparar-lo com o mar, o silêncio e até mesmo a morte.

    ResponderExcluir
  4. Neste poema, Vinícius de Moraes retrata o que sentimos quando estamos com a pessoa amada! Ficamos sem saber o que fazer, sem saber o que dizer, como agir, o que falar.. Ele compara a presença de sua amada à noite, ao mar, ao silêncio, à calma. O poeta destaca o olhar e como se sente aos braços da amada.

    ResponderExcluir
  5. Neste poema Vinícios de Morais quer passar para nós como uma pessoa se sente quando está amando ou quando está próximo da pessoa amada

    ResponderExcluir